Artigos Aprovados
ARTIGOS A SEREM APRESENTADOS DURANTE O EVENTO:
- A ABORDAGEM COM MANDALAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
- A ARQUITETURA PATRIMONIAL ATRAVÉS DOS JOGOS DIGITAIS
- A COMPATIBILIDADE DO ENSINO TRADICIONAL DE DESENHO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS
- A CONSTRUÇÃO DE PARÂMETROS PARA O ENSINO DO DESENHO DE ESTAMPARIA CORRIDA
- A COR COMO FORMA DE INSERÇÃO SOCIAL NA WEB 3.0
- A EVOLUÇÂO NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA GRÀFICA
- A EXPRESSÃO GRÁFICA DO PROJETO DE SINALIZAÇÃO DO COMPLEXO ESPORTIVO DE UM RESORT: ELOS DE REPRESENTAÇÕES RUPESTRES
- A FORMA DO PROJETO DE ARQUITETURA
- A GEOMETRIA DA NATUREZA: UM ESTUDO DA FUNCIONALIDADE DAS FORMAS BIOLÓGICAS PARA APLICAÇÃO NO DESIGN
- A GEOMETRIA E O ESTUDO DA FORMA ENVOLVIDOS NOS DESENHOS BASES DA RENDA RENASCENÇA.
- A GEOMETRIA NOS TAPETES PERSAS
- A GEOMETRIZAÇÃO EM SISTEMAS DE IDENTIDADE VISUAL
- A GRÁFICA DIGITAL E O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO – PANORAMA E ESTADO DA ARTE
- A IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA DAS FERRAMENTAS GRÁFICAS DE PROJETO ARQUITETÔNICO
- A ILUSTRAÇÃO DA ARQUITETURA EM LIVROS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE 1950 A 1970
- A INTEGRAÇÃO DO CÁLCULO E DO DESENHO GEOMÉTRICO NO CURSO DE EXPRESSÃO GRÁFICA
- A INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS – UM EXPERIMENTO COM BOLSISTAS DO ENSINO MÉDIO
- A INTERFERÊNCIA DA IMAGEM NO COMPORTAMENTO
- A LEITURA DE IMAGENS DOS MATERIAS DE CAMPANHA DE PUBLICIDADE POLÍTICO-PARTIDÁRIO: ESTUDO DE CASO
- A LINHA ALÉM DA EXPRESSÃO GRAFICA
- A METÁFORA DO JOGO: RELAÇÕES ENTRE METODOLOGIA PROJETUAL E JOGOS DE TABULEIRO
- A MODELAGEM 3D DIGITAL DE JOIAS E O PROCESSO DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA
- A NATUREZA VISTA COM UM OLHAR GEOMETRIZADO: A PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DE KARL BLOSSFELDT
- A PRÁTICA DO DESENHO E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PRODUTO
- A PROPOSTA DE REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO GRÁFICA DO FUNIL DE INOVAÇÃO SUPORTADO PELAS FERRAMENTAS DE ENGENHARIA DO CONHECIMENTO
- A REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO 1 NA UFPEL
- A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NA REVISTA PROJETO & DESIGN
- A TIPOGRAFIA COMO BASE DO PROJETO GRÁFICO-EDITORIAL
- A UTILIZAÇÃO DAS TIC PARA EXPRESSÃO GRÁFICA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES
- ALMIR MAVIGNIER: INTERLOCUÇÕES ENTRE ARTE E DESIGN
- AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM VRML APLICADO A GRÁFICOS INSTRUCIONAIS
- ANÁLISE CONTEXTUALIZADA DO PARTIDO ARQUITETÔNICO DE PROJETOS ACADÊMICOS
- ANÁLISE DOS RECURSOS TIPOGRÁFICOS UTILIZADOS NO LIVRO LA GEOGRAFIA DE 1564
- APLICAÇÕES DO DESENHO NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO CIVIL DA UNEB
- APRENDIZADO COLABORATIVO COM USO DE SOFTWARE EM DESENHO BÁSICO PARA DESIGN
- ARTE REVERSA UTILIZANDO TECNOLOGIAS ASSISTIDAS POR COMPUTADOR
- AS EMBALAGENS DOS BISCOITOS PIRAQUÊ E OS PRINCÍPIOS DE ATUALIZAÇÃO GRÁFICA DE IDENTIDADES VISUAIS
- AS RECORRÊNCIAS PROJETUAIS NA OBRA DE CARLOS MILLAN
- AS TECNOLOGIAS ASSISTIDAS POR COMPUTADOR COMO ELEMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ARTES, DESIGN E ENGENHARIA.
- ASPECTOS NARRATIVOS DA REPRESENTAÇÃO DA ARQUITETURA EM LIVROS CONTEMPORÂNEOS
- ASSENTO DE TRATOR; QUESTÕES CONSTRUTIVAS DA IMAGEM AO PROTÓTIPO
- AUTOCAD E REVIT ARCHITECTURE NO ENSINO DO DESENHO ARQUITETÔNICO
- AVALIAÇÃO DE ASPECTOS ERGONÔMICOS DA INTERFACE GRÁFICA DO SKECHUP
- AVALIAÇÃO E REDESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DE UMA HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM
- CADERNO DE VIAGEM: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE O DESENHO E AS AÇÕES PERCEPTIVAS SOBRE O ESPAÇO NA ESCOLA DO PORTO.
- CARACTERÍSTICAS DO DESIGN DE HIPERMÍDIA EM SMARTPHONES: ESTUDO DO APLICATIVO ITUNES U
- COLAGEM DIGITAL E SUAS APLICAÇÕES NO CADERNO DE VIAGEM
- COMENTÁRIOS GRÁFICOS SOBRE OS DESENHOS DE PAULO MENDES DA ROCHA
- CONHECER A NATUREZA ATRAVÉS DA GEOMETRIA: OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL PARA CEGOS.
- CONSIDERAÇÕES ERGONÔMICAS SOBRE INTERFACE GRÁFICA DO APLICATIVO CAD 3D SOLIDWORKS
- CONSTRUÇÕES DO CÉREBRO E DESCONTRUÇÕES DA “REALIDADE”
- CONSTRUINDO “O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DE BIA”: PROJETO GRÁFICO PARA LIVRO INFANTIL
- COR E FORMA: ESTUDO E ANÁLISE DAS ESTRUTURAS PERCEPTIVAS REPRESENTADAS NO LIVRO ‘NOTURNOS’, DE CÁSSIO VASCONCELLOS
- CRIAÇÃO DE FONTES DIGITAIS A PARTIR DO ESTUDO TIPOGRÁFICO DO LIVRO LA GEOGRAFIA
- CRIAÇÃO, ANÁLISE E COMPREENSÃO DE MENSAGENS VISUAIS ATRAVÉS DO ALFABETISMO VISUAL
- DESAFIANDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO BASEADO EM CONTEÚDO PARA TABLETS
- DESENHO COMO PONTE CONCEITUAL ENTRE AS ARTES, AS TÉCNICAS E AS HUMANIDADES O CASO DO SIGNO FÁLICO
- DESENHO E PENTIMENTO: O ERRO COMO ESTRATÉGIA PERCEPTIVA NOS DIÁRIOS GRÁFICOS
- DESENHO INFANTIL: RESGATE DOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE ARQUITETOS.
- DESENHOS, IMAGENS E CORES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: BRASIL-PORTUGAL
- DESENVOLVIMENTO DE AVATAR PARA TREINAMENTO DE EQUIPE DE EMBARCAÇÃO OIL RECOVERY
- DESIGN DA INTERFACE PARA O TELEFONE IP TOUCHSCREEN
- DESIGN DE PERSONAGENS E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: UMA CONSTRUÇÃO SEMIÓTICA
- DESIGN DE SUPERFÍCIE E PROCESSOS TÊXTEIS: RELAÇÕES E CARACTERÍSTICAS
- DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA NA ARTE DE RAFAEL SANZIO
- DESIGN E SEMIÓTICA: A CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- DESIGN EM MATERIAIS DIDÁTICOS – EVANGELIZAÇÃO DA CERM
- DESIGN TÊXTIL: REVISÃO HISTÓRICA, SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DE TECNOLOGIAS
- DESIGN, GEOMETRIA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA: IDENTIDADE VISUAL EM PROGRAMA RHINOCEROS
- DIAGRAMAÇÃO EM PROJETOS DE ARQUITETURA
- DIÁRIOS GRÁFICOS: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO ATRAVÉS DA COLAGEM
- DIFICULDADES DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II
- DO CINEMA AO MAPPING: A IMAGEM EM MOVIMENTO NA PAISAGEM URBANA
- ELEMENTOS DE DESIGN PARA INTERFACE DE APPS EM SMARTPHONES: O IPHONE 4S
- ENSEÑAR UTILIZANDO PROGRAMAS CAD GRATUITOS
- ENSINAR PERSPECTIVA UTILIZANDO OS MEIOS DIGITAIS
- ERGONOMIA COGNITIVA E AS INTERFACES DE SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
- ESTUDO SEMIÓTICO DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO: BASES PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
- EVOLUÇÕES NA MARCA GRÁFICA DO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
- EXPRESSÃO GRÁFICA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA E BIM: UMA EXPERIÊNCIA DE VISUALIZAÇÃO
- EXTERMINADOR DO FUTURO 5: A REBELIÃO DAS PRANCHETAS.
- FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICO DA CARTELA DE CLIENTES – MATRIZ DE DESEMPENHO
- GEOMETRIA DESCRITIVA: APLICAÇÃO DE EXERCÍCIO USANDO O HEXAEDRO
- GEOMETROGRAFIA: UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE DESENHO GEOMÉTRICO
- HABITAR: TRANSITIVO E INTRANSITIVO
- HIBRIDISMOS ENTRE DESENHOS E MAQUETES: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
- HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM HIPERMIDIÁTICO
- HYPERCAL3D, UM SISTEMA INOVADOR PARA AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA
- I LOVE EDROS – UM GAME EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
- IMAGENS NO ENSINO DE GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS
- IMPACTO NA MUDANÇA DA ESTRUTURA CURRICULAR DAS DISCIPLINAS DE DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO
- INTERDISCIPLINARIDADE E INTERAÇÃO DOCENTE NA GRADUAÇÃO EM DESIGN
- INTERFERÊNCIA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NO PROJETO ACÚSTICO DAS EDIFICAÇÕES
- INVESTIGAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO-CONSTRUÍDOS POR MEIO DE FABRICAÇÃO DIGITAL DE MAQUETES
- LEITURA VISUAL DA COMPOSIÇÃO DO FIGURINO DE ÉPOCA SOB A ÓTICA DO CONTRASTE
- LYGIA PAPE E A UNIÃO ENTRE ARTE E DESIGN: A MARCA PIRAQUÊ
- MC ESCHER E A TEORIA HOMOLOGIA
- MÉTODO GEOMÉTRICO PARA ENCONTRAR CIRCUNFERÊNCIAS TANGENTES A TRÊS OUTRAS
- METODOLOGIA E AVALIAÇÃO DO PROCESSO CRIATIVO NO DESIGN
- MÍDIA TRADICIONAL E MÍDIA DIGITAL NA REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS
- MODELAGEM EM 3D APLICADA AO DESENHO DE ESPIRAIS.
- MODELAGEM GEOMÉTRICA DE UMA CADEIRA ATRAVÉS DE DIGITALIZADOR A LASER
- MODELOS VIRTUAIS E FÍSICOS COMO EXERCÍCIOS DE CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
- MVRDV: O USO DE SOFTWARE PARAMÉTRICO NO PROCESSO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
- NOVA LICENCIATURA EM EXPRESSÃO GRÁFICA: PARCERIAS PARA UM FUTURO PROMISSOR
- NOVOS EXPERIMENTOS NO ENSINO DA GEOMETRIA DESCRITIVA USANDO OS MEIOS DIGITAIS DE REPRESENTAÇÃO COMO REFERÊNCIA
- O CROQUI E A IMAGINAÇÃO MATERIAL: MEIOS PARA “INVENTAR” O OBJETO NO DESIGN
- O CURSO DE BACHARELADO EM EXPRESSÃO GRÁFICA DA UFPR
- O DESIGN GRÁFICO COMO FERRAMENTA NA DIVULGAÇÃO DE DADOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS
- O DESIGN INSTRUCIONAL E O PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY NO CONTEXTO DA EAD NO BRASIL
- O ENSINO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL APLICADA AO PROJETO: O CASO DA FAU-UFRJ
- O ESTILO UNIVERSALISTA NA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA MASCOTE DA COPA FIFA DE 2014
- O ESTUDO DA FORMA E O PRINCÍPIO DE SIMETRIA COMO INSTRUMENTO DE CRIAÇÃO NO DESENHO
- O IMAGINÁRIO E A IMAGEM DO MAL DO VILÃO CURINGA NA NOVELA GRÁFICA ASILO ARKHAN
- O LIVRO DIGITAL: CATEGORIZAÇÃO, QUALIFICAÇÃO DAS INTERFACES E METADADOS
- O LIVRO ENQUANTO PROJETO VOLTADO PARA CRIANÇA
- O MITO DA SEREIA NAS EXPRESSÕES GRÁFICAS DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE MARCA DE MODA.
- O MODELO TRIDIMENSIONAL FÍSICO E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
- O MOVIMENTO SUPREMATISTA E SUA INFLUÊNCIA NAS CARACTERÍSTICAS ARTÍSTICAS DA BAUHAUS
- O PROCESSO CRIATIVO SOB O PONTO DE VISTA DA CONFIGURAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA EXPRESSÃO GRÁFICA.
- O TRAÇO GEOMÉTRICO NO ENSINO E EXECUÇÃO DA ARTE: UM OLHAR SOBRE LEONARDO DA VINCI
- O USO DE MODELOS NOS PROCESSOS PROJETUAIS CONTEMPORÂNEOS
- O USO DO SÍMBOLO NAS MARCAS E A POSSIBILIDADE DE SUA ANÁLISE ATRAVES DA ERGONOMIA INFORMACIONAL
- O USO DO SOFTWARE 3D NO PROJETO ARQUITETÔNICO: APLICAÇÃO DO ARCHICAD®
- O VALOR DO DESENHO: ENTRE A ESCOLA E A ECONOMIA GLOBAL
- OBJETOS DE APRENDIZAJE PARA LOS SISTEMAS DE REPRESENTACIÓN: MODELOS 3D A PARTIR DEL REGISTRO FOTOGRÁFICO DE PIEZAS MECÁNICAS
- PARAMETRISMO E ENSINO DE GEOMETRIA– AS SUPERFÍCIES DE FELIX CANDELA
- PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO, DESIGN E EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTERATIVOS LÚDICOS (MODELOS TRIDIMENSIONAIS EM DOBRADURAS EM PAPEL)
- PERCEPÇÃO DE IMAGEM E TEMPO NOS QUADRINHOS DIGITAIS
- PERSPECTIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO À DISTÂNCIA
- PESQUISA DA FORMA: TRANSFORMAÇÕES POR EQUIVALÊNCIA E SIMETRIAS
- PLANEJAMENTO GRÁFICO-VISUAL DE AVA PARA APOIO À DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO GRÁFICA
- POLIEDROS ESTRELADOS: O ESTUDO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS
- PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO
- PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA DE SUPERFÍCIES CURVAS EM ARQUITETURA E DESIGN
- PROJETO ARQUITETÔNICO COM A INSERÇÃO DAS TÉCNICAS VISUAIS: ESTUDO APLICADO EM ENGENHARIA CIVIL
- PROPORÇÃO GEOMÉTRICA EM MARCAS GRÁFICAS
- QUADRINHOS DIGITAIS: MARKETING E COMUNICAÇÃO VISUAL
- REALIDADE AUMENTADA: OUTRA REALIDADE DE TRABALHO EM ARQUITETURA DE INTERIORES?
- RECICLAGEM E PRODUÇÃO DE ARTE ALIADA A TECNOLOGIA UTILIZANDO A LOGÍSTICA REVERSA
- REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE MOLDES EM UM SOFTWARE PARA O DESIGN DO VESTUÁRIO
- REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CONHECIMENTO: ANÁLISE DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA EAD POR MEIO DE MAPA COGNITIVO
- REPRESENTAÇÃO GRÁFICA EM ARQUITETURA: O PAPEL DO DESENHO NOS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE PROJETOS
- REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NO SKETCHUP COMO AUXÍLIO À PRÁTICA PROJETUAL DE ARQUITETURA
- REPRESENTAR E APREENDER O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: SISTEMA DE BLOCOS INTERATIVOS
- RETÂNGULOS ÁUREOS DE FRANK LLOYD WRIGHT, MIES VAN DER ROHE E LE CORBUSIER
- SAUL BASS E OS CRÉDITOS DO FILME PSICOSE DE ALFRED HITCHCOCK
- SIMPLICIDADE E COMPLEXIDADE VISUAL NA PRODUÇÃO E EXPRESSÃO GRÁFICA DAS EMBALAGENS
- SIMULAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VISUAL EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS ACADÊMICOS
- SINALIZAÇÃO CASA ESPÍRITA RAUL MACHADO
- SISTEMAS PROJETIVOS PARA CURSOS DE ENGENHARIA
- SUPERFÍCIE PROJETADA: ESTUDO DE CASO DO REVESTIMENTO CATAVENTO
- TAPETE DE SERRAGEM DA SEMANA SANTA EM OURO PRETO: DESENHOS, ESCALAS E SIGNIFICADOS.
- TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELAGEM E PROTOTIPA VIRTUAL
- TEMPO DE REPRESENTAÇÃO E PROCESSO NA PRÁTICA DO DESENHO EM ARQUITETURA
- TRANSFORMAÇÕES POR EQUIVALÊNCIA SOB O OLHAR DAS SIMETRIAS RÍGIDAS
- UMA DISCUSSÃO SOBRE TÉCNICAS BASEADAS EM IMAGENS PARA LEVANTAMENTO DE EDIFICAÇÕES
- USO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS CONSTRUÍDAS COLABORATIVAMENTE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM GESTÃO DE DESIGN
- UTILIZAÇÃO DE RECURSOS BIM NO CONTROLE DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA UFPEL
- UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS CAD/CAM E PROTOTIPAGEM RÁPIDA NA ENGENHARIA MÉDICA
- VALIDANDO AS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: O CASO DA PROPORÇÃO ÁUREA