Artigos Aprovados

ARTIGOS A SEREM APRESENTADOS DURANTE O EVENTO:

  • A ABORDAGEM COM MANDALAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
  • A ARQUITETURA PATRIMONIAL ATRAVÉS DOS JOGOS DIGITAIS
  • A COMPATIBILIDADE DO ENSINO TRADICIONAL DE DESENHO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • A CONSTRUÇÃO DE PARÂMETROS PARA O ENSINO DO DESENHO DE ESTAMPARIA CORRIDA
  • A COR COMO FORMA DE INSERÇÃO SOCIAL NA WEB 3.0
  • A EVOLUÇÂO NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA GRÀFICA
  • A EXPRESSÃO GRÁFICA DO PROJETO DE SINALIZAÇÃO DO COMPLEXO ESPORTIVO DE UM RESORT: ELOS DE REPRESENTAÇÕES RUPESTRES
  • A FORMA DO PROJETO DE ARQUITETURA
  • A GEOMETRIA DA NATUREZA: UM ESTUDO DA FUNCIONALIDADE DAS FORMAS BIOLÓGICAS PARA APLICAÇÃO NO DESIGN
  • A GEOMETRIA E O ESTUDO DA FORMA ENVOLVIDOS NOS DESENHOS BASES DA RENDA RENASCENÇA.
  • A GEOMETRIA NOS TAPETES PERSAS
  • A GEOMETRIZAÇÃO EM SISTEMAS DE IDENTIDADE VISUAL
  • A GRÁFICA DIGITAL E O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO – PANORAMA E ESTADO DA ARTE
  • A IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA DAS FERRAMENTAS GRÁFICAS DE PROJETO ARQUITETÔNICO
  • A ILUSTRAÇÃO DA ARQUITETURA EM LIVROS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE 1950 A 1970
  • A INTEGRAÇÃO DO CÁLCULO E DO DESENHO GEOMÉTRICO NO CURSO DE EXPRESSÃO GRÁFICA
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS – UM EXPERIMENTO COM BOLSISTAS DO ENSINO MÉDIO
  • A INTERFERÊNCIA DA IMAGEM NO COMPORTAMENTO
  • A LEITURA DE IMAGENS DOS MATERIAS DE CAMPANHA DE PUBLICIDADE POLÍTICO-PARTIDÁRIO: ESTUDO DE CASO
  • A LINHA ALÉM DA EXPRESSÃO GRAFICA
  • A METÁFORA DO JOGO: RELAÇÕES ENTRE METODOLOGIA PROJETUAL E JOGOS DE TABULEIRO
  • A MODELAGEM 3D DIGITAL DE JOIAS  E O PROCESSO DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA
  • A NATUREZA VISTA COM UM OLHAR GEOMETRIZADO: A PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DE KARL BLOSSFELDT
  • A PRÁTICA DO DESENHO E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PRODUTO
  • A PROPOSTA DE REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO GRÁFICA DO FUNIL DE INOVAÇÃO SUPORTADO PELAS FERRAMENTAS DE ENGENHARIA DO CONHECIMENTO
  • A REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO 1 NA UFPEL
  • A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NA REVISTA PROJETO & DESIGN
  • A TIPOGRAFIA COMO BASE DO PROJETO GRÁFICO-EDITORIAL
  • A UTILIZAÇÃO DAS TIC PARA EXPRESSÃO GRÁFICA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES
  • ALMIR MAVIGNIER: INTERLOCUÇÕES ENTRE ARTE E DESIGN
  • AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM VRML APLICADO A GRÁFICOS INSTRUCIONAIS
  • ANÁLISE CONTEXTUALIZADA DO PARTIDO ARQUITETÔNICO DE PROJETOS ACADÊMICOS
  • ANÁLISE DOS RECURSOS TIPOGRÁFICOS UTILIZADOS NO LIVRO LA GEOGRAFIA DE 1564
  • APLICAÇÕES DO DESENHO NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO CIVIL DA UNEB
  • APRENDIZADO COLABORATIVO COM USO DE SOFTWARE EM DESENHO BÁSICO PARA DESIGN
  • ARTE REVERSA UTILIZANDO TECNOLOGIAS ASSISTIDAS POR COMPUTADOR
  • AS EMBALAGENS DOS BISCOITOS PIRAQUÊ E OS PRINCÍPIOS DE ATUALIZAÇÃO GRÁFICA DE IDENTIDADES VISUAIS
  • AS RECORRÊNCIAS PROJETUAIS NA OBRA DE CARLOS MILLAN
  • AS TECNOLOGIAS ASSISTIDAS POR COMPUTADOR COMO ELEMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ARTES, DESIGN E ENGENHARIA.
  • ASPECTOS NARRATIVOS DA REPRESENTAÇÃO DA ARQUITETURA EM LIVROS CONTEMPORÂNEOS
  • ASSENTO DE TRATOR; QUESTÕES CONSTRUTIVAS DA IMAGEM AO PROTÓTIPO
  • AUTOCAD E REVIT ARCHITECTURE NO ENSINO DO DESENHO ARQUITETÔNICO
  • AVALIAÇÃO DE ASPECTOS ERGONÔMICOS DA INTERFACE GRÁFICA DO SKECHUP
  • AVALIAÇÃO E REDESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DE UMA HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM
  • CADERNO DE VIAGEM: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE O DESENHO E AS AÇÕES PERCEPTIVAS SOBRE O ESPAÇO NA ESCOLA DO PORTO.
  • CARACTERÍSTICAS DO DESIGN DE HIPERMÍDIA EM SMARTPHONES: ESTUDO DO APLICATIVO ITUNES U
  • COLAGEM DIGITAL E SUAS APLICAÇÕES NO CADERNO DE VIAGEM
  • COMENTÁRIOS GRÁFICOS SOBRE OS DESENHOS DE PAULO MENDES DA ROCHA
  • CONHECER A NATUREZA ATRAVÉS DA GEOMETRIA: OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL PARA CEGOS.
  • CONSIDERAÇÕES ERGONÔMICAS SOBRE INTERFACE GRÁFICA DO APLICATIVO CAD 3D SOLIDWORKS
  • CONSTRUÇÕES DO CÉREBRO E DESCONTRUÇÕES DA “REALIDADE”
  • CONSTRUINDO “O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DE BIA”: PROJETO GRÁFICO PARA LIVRO INFANTIL
  • COR E FORMA: ESTUDO E ANÁLISE DAS ESTRUTURAS PERCEPTIVAS REPRESENTADAS NO LIVRO ‘NOTURNOS’, DE CÁSSIO VASCONCELLOS
  • CRIAÇÃO DE FONTES DIGITAIS A PARTIR DO ESTUDO TIPOGRÁFICO DO LIVRO LA GEOGRAFIA
  • CRIAÇÃO, ANÁLISE E COMPREENSÃO DE MENSAGENS VISUAIS ATRAVÉS DO ALFABETISMO VISUAL
  • DESAFIANDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO
  • DESCRIÇÃO DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO BASEADO EM CONTEÚDO PARA TABLETS
  • DESENHO COMO PONTE CONCEITUAL ENTRE AS ARTES, AS TÉCNICAS E AS HUMANIDADES O CASO DO SIGNO FÁLICO
  • DESENHO E PENTIMENTO: O ERRO COMO ESTRATÉGIA PERCEPTIVA NOS DIÁRIOS GRÁFICOS
  • DESENHO INFANTIL: RESGATE DOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE ARQUITETOS.
  • DESENHOS, IMAGENS E CORES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: BRASIL-PORTUGAL
  • DESENVOLVIMENTO DE AVATAR PARA TREINAMENTO DE EQUIPE DE EMBARCAÇÃO OIL RECOVERY
  • DESIGN DA INTERFACE PARA O TELEFONE IP TOUCHSCREEN
  • DESIGN DE PERSONAGENS E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: UMA CONSTRUÇÃO SEMIÓTICA
  • DESIGN DE SUPERFÍCIE E PROCESSOS TÊXTEIS: RELAÇÕES E CARACTERÍSTICAS
  • DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA NA ARTE DE RAFAEL SANZIO
  • DESIGN E SEMIÓTICA: A CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM
  • DESIGN EM MATERIAIS DIDÁTICOS – EVANGELIZAÇÃO DA CERM
  • DESIGN TÊXTIL: REVISÃO HISTÓRICA, SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DE TECNOLOGIAS
  • DESIGN, GEOMETRIA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA: IDENTIDADE VISUAL EM PROGRAMA RHINOCEROS
  • DIAGRAMAÇÃO EM PROJETOS DE ARQUITETURA
  • DIÁRIOS GRÁFICOS: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO ATRAVÉS DA COLAGEM
  • DIFICULDADES DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II
  • DO CINEMA AO MAPPING: A IMAGEM EM MOVIMENTO NA PAISAGEM URBANA
  • ELEMENTOS DE DESIGN PARA INTERFACE DE APPS EM SMARTPHONES: O IPHONE 4S
  • ENSEÑAR UTILIZANDO PROGRAMAS CAD GRATUITOS
  • ENSINAR PERSPECTIVA UTILIZANDO OS MEIOS DIGITAIS
  • ERGONOMIA COGNITIVA E AS INTERFACES DE SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
  • ESTUDO SEMIÓTICO DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO: BASES PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
  • EVOLUÇÕES NA MARCA GRÁFICA DO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
  • EXPRESSÃO GRÁFICA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA E BIM: UMA EXPERIÊNCIA DE VISUALIZAÇÃO
  • EXTERMINADOR DO FUTURO 5: A REBELIÃO DAS PRANCHETAS.
  • FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICO DA CARTELA DE CLIENTES – MATRIZ DE DESEMPENHO
  • GEOMETRIA DESCRITIVA: APLICAÇÃO DE EXERCÍCIO USANDO O HEXAEDRO
  • GEOMETROGRAFIA: UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE DESENHO GEOMÉTRICO
  • HABITAR: TRANSITIVO E INTRANSITIVO
  • HIBRIDISMOS ENTRE DESENHOS E MAQUETES: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
  • HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM HIPERMIDIÁTICO
  • HYPERCAL3D, UM SISTEMA INOVADOR PARA AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA
  • I LOVE EDROS – UM GAME EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
  • IMAGENS NO ENSINO DE GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS
  • IMPACTO NA MUDANÇA DA ESTRUTURA CURRICULAR DAS DISCIPLINAS DE DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO
  • INTERDISCIPLINARIDADE E INTERAÇÃO DOCENTE NA GRADUAÇÃO EM DESIGN
  • INTERFERÊNCIA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NO PROJETO ACÚSTICO DAS EDIFICAÇÕES
  • INVESTIGAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO-CONSTRUÍDOS POR MEIO DE FABRICAÇÃO DIGITAL DE MAQUETES
  • LEITURA VISUAL DA COMPOSIÇÃO DO FIGURINO DE ÉPOCA SOB A ÓTICA DO CONTRASTE
  • LYGIA PAPE E A UNIÃO ENTRE ARTE E DESIGN: A MARCA PIRAQUÊ
  • MC ESCHER E A TEORIA HOMOLOGIA
  • MÉTODO GEOMÉTRICO PARA ENCONTRAR CIRCUNFERÊNCIAS TANGENTES A TRÊS OUTRAS
  • METODOLOGIA E AVALIAÇÃO DO PROCESSO CRIATIVO NO DESIGN
  • MÍDIA TRADICIONAL E MÍDIA DIGITAL NA REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS
  • MODELAGEM EM 3D APLICADA AO DESENHO DE ESPIRAIS.
  • MODELAGEM GEOMÉTRICA DE UMA CADEIRA ATRAVÉS DE DIGITALIZADOR A LASER
  • MODELOS VIRTUAIS E FÍSICOS COMO EXERCÍCIOS DE CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
  • MVRDV: O USO DE SOFTWARE PARAMÉTRICO NO PROCESSO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
  • NOVA LICENCIATURA EM EXPRESSÃO GRÁFICA: PARCERIAS PARA UM FUTURO PROMISSOR
  • NOVOS EXPERIMENTOS NO ENSINO DA GEOMETRIA DESCRITIVA USANDO OS MEIOS DIGITAIS DE REPRESENTAÇÃO COMO REFERÊNCIA
  • O CROQUI E A IMAGINAÇÃO MATERIAL: MEIOS PARA “INVENTAR” O OBJETO NO DESIGN
  • O CURSO DE BACHARELADO EM EXPRESSÃO GRÁFICA DA UFPR
  • O DESIGN GRÁFICO COMO FERRAMENTA NA DIVULGAÇÃO DE DADOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS
  • O DESIGN INSTRUCIONAL E O PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY NO CONTEXTO DA EAD NO BRASIL
  • O ENSINO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL APLICADA AO PROJETO: O CASO DA FAU-UFRJ
  • O ESTILO UNIVERSALISTA NA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA MASCOTE DA COPA FIFA DE 2014
  • O ESTUDO DA FORMA E O PRINCÍPIO DE SIMETRIA COMO INSTRUMENTO DE CRIAÇÃO NO DESENHO
  • O IMAGINÁRIO E A IMAGEM DO MAL DO VILÃO CURINGA NA NOVELA GRÁFICA ASILO ARKHAN
  • O LIVRO DIGITAL: CATEGORIZAÇÃO, QUALIFICAÇÃO DAS INTERFACES E METADADOS
  • O LIVRO ENQUANTO PROJETO VOLTADO PARA CRIANÇA
  • O MITO DA SEREIA NAS EXPRESSÕES GRÁFICAS DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE MARCA DE MODA.
  • O MODELO TRIDIMENSIONAL FÍSICO E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
  • O MOVIMENTO SUPREMATISTA E SUA INFLUÊNCIA NAS CARACTERÍSTICAS ARTÍSTICAS DA BAUHAUS
  • O PROCESSO CRIATIVO SOB O PONTO DE VISTA DA CONFIGURAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA EXPRESSÃO GRÁFICA.
  • O TRAÇO GEOMÉTRICO NO ENSINO E EXECUÇÃO DA ARTE: UM OLHAR SOBRE LEONARDO DA VINCI
  • O USO DE MODELOS NOS PROCESSOS PROJETUAIS CONTEMPORÂNEOS
  • O USO DO SÍMBOLO NAS MARCAS E A POSSIBILIDADE DE SUA ANÁLISE ATRAVES DA ERGONOMIA INFORMACIONAL
  • O USO DO SOFTWARE 3D NO PROJETO ARQUITETÔNICO: APLICAÇÃO DO ARCHICAD®
  • O VALOR DO DESENHO: ENTRE A ESCOLA E A ECONOMIA GLOBAL
  • OBJETOS DE APRENDIZAJE PARA LOS SISTEMAS DE REPRESENTACIÓN: MODELOS 3D A PARTIR DEL REGISTRO FOTOGRÁFICO DE PIEZAS MECÁNICAS
  • PARAMETRISMO E ENSINO DE GEOMETRIA– AS SUPERFÍCIES DE FELIX CANDELA
  • PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO, DESIGN E EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTERATIVOS LÚDICOS (MODELOS TRIDIMENSIONAIS EM DOBRADURAS EM PAPEL)
  • PERCEPÇÃO DE IMAGEM E TEMPO NOS QUADRINHOS DIGITAIS
  • PERSPECTIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO À DISTÂNCIA
  • PESQUISA DA FORMA: TRANSFORMAÇÕES POR EQUIVALÊNCIA E SIMETRIAS
  • PLANEJAMENTO GRÁFICO-VISUAL DE AVA PARA APOIO À DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO GRÁFICA
  • POLIEDROS ESTRELADOS: O ESTUDO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS
  • PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO
  • PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA DE SUPERFÍCIES CURVAS EM ARQUITETURA E DESIGN
  • PROJETO ARQUITETÔNICO COM A INSERÇÃO DAS TÉCNICAS VISUAIS: ESTUDO APLICADO EM ENGENHARIA CIVIL
  • PROPORÇÃO GEOMÉTRICA EM MARCAS GRÁFICAS
  • QUADRINHOS DIGITAIS: MARKETING E COMUNICAÇÃO VISUAL
  • REALIDADE AUMENTADA: OUTRA REALIDADE DE TRABALHO EM ARQUITETURA DE INTERIORES?
  • RECICLAGEM E PRODUÇÃO DE ARTE ALIADA A TECNOLOGIA UTILIZANDO A LOGÍSTICA REVERSA
  • REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE MOLDES EM UM SOFTWARE PARA O DESIGN DO VESTUÁRIO
  • REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CONHECIMENTO: ANÁLISE DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA EAD POR MEIO DE MAPA COGNITIVO
  • REPRESENTAÇÃO GRÁFICA EM ARQUITETURA: O PAPEL DO DESENHO NOS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE PROJETOS
  • REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NO SKETCHUP COMO AUXÍLIO À PRÁTICA PROJETUAL DE ARQUITETURA
  • REPRESENTAR E APREENDER O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: SISTEMA DE BLOCOS INTERATIVOS
  • RETÂNGULOS ÁUREOS DE FRANK LLOYD WRIGHT, MIES VAN DER ROHE E LE CORBUSIER
  • SAUL BASS E OS CRÉDITOS DO FILME PSICOSE DE ALFRED HITCHCOCK
  • SIMPLICIDADE E COMPLEXIDADE VISUAL NA PRODUÇÃO E EXPRESSÃO GRÁFICA DAS EMBALAGENS
  • SIMULAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VISUAL EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS ACADÊMICOS
  • SINALIZAÇÃO CASA ESPÍRITA RAUL MACHADO
  • SISTEMAS PROJETIVOS PARA CURSOS DE ENGENHARIA
  • SUPERFÍCIE PROJETADA: ESTUDO DE CASO DO REVESTIMENTO CATAVENTO
  • TAPETE DE SERRAGEM DA SEMANA SANTA EM OURO PRETO: DESENHOS, ESCALAS E SIGNIFICADOS.
  • TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DE MODELAGEM E PROTOTIPA VIRTUAL
  • TEMPO DE REPRESENTAÇÃO E PROCESSO NA PRÁTICA DO DESENHO EM ARQUITETURA
  • TRANSFORMAÇÕES POR EQUIVALÊNCIA SOB O OLHAR DAS SIMETRIAS RÍGIDAS
  • UMA DISCUSSÃO SOBRE TÉCNICAS BASEADAS EM IMAGENS PARA LEVANTAMENTO DE EDIFICAÇÕES
  • USO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS CONSTRUÍDAS COLABORATIVAMENTE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM GESTÃO DE DESIGN
  • UTILIZAÇÃO DE RECURSOS BIM NO CONTROLE DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA UFPEL
  • UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS CAD/CAM E PROTOTIPAGEM RÁPIDA NA ENGENHARIA MÉDICA
  • VALIDANDO AS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: O CASO DA PROPORÇÃO ÁUREA